Imprensa Livre

Siderópolis – SC

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”. Essa foi uma adaptação de um trecho do discurso de Selassie na “Liga das Nações” em 1963 e que Serviu de inspiração à música “War”, de Bob Marley.

Racismo é a crença em que uma raça, etnia ou certas características físicas sejam superiores a outras.

Após o assassinato de George Floyd no EUA, um homem negro de 46 anos que teve o pescoço pressionado pelo joelho de um policial por mais de oito minutos, manifestações se espalharam por mais de 75 cidades do país e pelo mundo.

Porque em pleno século XXI pessoas inteligentes, estudadas, com milhões de informações em sua mente, ainda assim cometem esse crime?

Lembrando que no Brasil o racismo em sua publicação na Lei nº 7.716, de 5 de Janeiro de 1989 e a injúria racial está expressa no artigo 140, no terceiro parágrafo do Código Penal que da de 1 a 3 anos de prisão mais multa.

Em um salão, Jane Elliott apresentou um documentário e fez um pergunta muito importante para que todos pudessem refletir: “Quero que se levante cada pessoa branca neste salão que ficaria feliz se fosse tratada da maneira como esta sociedade em geral trata aos cidadãos negros”, Elliott pede ao público.

“Não entenderam a instrução?”, insiste Elliott. “Se vocês, pessoas brancas, querem ser tratados como são tratados os negros, fiquem de pé.”

“Ninguém”, diz Elliott, depois de vários segundos. “Isso diz claramente que vocês sabem o que está acontecendo e sabem que não querem isso para vocês”, conclui a professora. “Quero saber então por que estão tão dispostos a permitir que ocorra com outros”.

Essa reflexão deverá andar com todos, exatamente todos por todos os dias de suas vidas.

Fonte: BBC.com

Por: Fagner da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Imprensa Livre | Siderópolis.