Imprensa Livre

Siderópolis – SC

4 curiosidades sobre o que aprendemos na escola

É fato que a escola é o melhor caminho a trilhar, nela podemos ir “desmatando o Amazonas de minha ignorância” como escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade.
Mas será que é sempre assim? Não existem contradições no ensino?
Vamos aos fatos que deixam qualquer aluno chocado quando se descobrem:

• A Terra não é redonda
Mas também não é plana. Aprendemos desde cedo que “a Terra é redonda”, talvez por ser mais fácil a compreensão, mas na realidade ela é “geoide elipsoide”, muito parecida com um maçã esmagada.

• A ordem dos fatores altera o produto
Na multiplicação aprendemos que “a ordem dos fatores NÃO altera o resultado” o que quer dizer que 5×6 e 6×5 sempre serão 30, por exemplo. Mas isso não ocorre em “matrizes”, um tipo de cálculo que se aprende no ensino médio envolvendo tabelas e são precursores das matérias de programação no ensino técnico ou superior.

• O Brasil não foi descoberto em 22 de abril de 1500
O famoso Tratado de Tordesilhas foi assinado em 7 de junho de 1494 para repartir as terras “descobertas e a descobrir”, entre os Reinos de Portugal e Espanha. Ou seja, já se tinha alguma noção do território há um tempo antes de 1500.

• Não só portugueses tomaram posse do Brasil
Não só os portugueses, mas outras nações tentaram pegar terras aqui. França, Holanda e etc. O que dificilmente se sabe é que o território brasileiro já pertenceu à Espanha, ou seja, além de portugueses também fomos espanhóis pelo Rei Filipe II da Espanha, que era neto do Rei português D. Miguel I, de 1580 a 1640.¹

Curiosidades nunca são demais, e sempre é bom estar atualizado sobre o que se aprende na escola.

Por: Artur Comin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Imprensa Livre | Siderópolis.